top of page

Seja + simples (tirinhas)

23/5/24 - Em produção

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos ilustrada. Quadro 1: Uma mulher conversa com um homem que está ao computador: Oi, me disseram que o sistema ficou pronto. É verdade? O homem responde: Sim, já está em produção. Quadro 2: A mulher com as mãos levantadas na altura dos ombros e olhos arregalados fala: Então, não ficou pronto? Quadro 3: Texto: Em produção é um termo usado pela equipe de Tecnologia da Informação e quer dizer: está pronto, disponível para uso, em funcionamento. Quadro 4: Logo Seja mais simples! Para simplificar mais, acesse https://wwwauroralab.tjdft.jus.br e conheça o TJDFT+simples. Logo do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

16/5/24 - Sala de aula Invertida

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Quadro 1: Uma pessoa lê uma mensagem no celular. Texto:  Curso on-line. Novas tecnologias em aprendizagem. Descubra tudo sobre sala de aula invertida. Quadro 2: Uma sala de aula de cabeça para baixo. No quadro está escrito: Sala de aula invertida. Balão de fala: Invertida? Como assim? Quadro 3: Texto: Toda área do conhecimento tem expressões e palavras próprias. Mas em qualquer situação, é possível comunicar de forma clara e simples. Que tal explicar: Sala de aula invertida é um método pedagógico que propõe que o conteúdo seja estudado em casa e que a sala de aula seja usada para atividades práticas e discussões. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse https://www.auroralab.tjdft.jus.br e conheça o TJDFT+simples. Logo do TJDFT+simples e slogan: Falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

9/5/24 - Amealhada

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Um homem faz uma apresentação para um grupo de pessoas. Eles estão em uma sala de reuniões. O homem fala: Feitos esses registros, vamos às informações amealhadas sobre o novo projeto. Quadro 2: Papéis, anotações, relatórios e documentos guardados em meias esportivas. Balões de fala: Amealhadas? Quer dizer na meia? Não. Acho que é dividida no meio. Quadro 3: Texto: Usar Linguagem Simples também é evitar palavras que possam causar confusão. Que tal dizer: Feitos esses registros, vamos às informações coletadas (juntadas) sobre o novo projeto. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse https://www.auroralab.tjdft.jus.br e conheça o TJDFT+simples. Logo do TJDFT+simples e slogan: Falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

25/4/24 - Lavrar

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Dois homens conversam. E então? Você vai aceitar o acordo? Resposta: Quero, mas tenho medo do resultado. Quadro 2: O homem continua a falar: Ouvi alguma coisa sobre ter que lavrar a terra. Balão de pensamento com imagem de um homem lavrando a terra. Quadro 3: Texto: Lavrar a terra e lavrar a ata. Mesma escrita, mas com significados diferentes. Que tal dizer: Registrar, redigir ou fazer a ata. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse https://www.auroralab.tjdft.jus.br e conheça o TJDFT+simples. Logo do TJDFT+simples e slogan: Falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

19/4/24 - Aforamento

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Quadro 1: Um juiz diz: No aforamento, havendo pluralidade de enfiteutas, elege-se um cabecel. Quadro 2: Vários balões de falas com questionamentos: Afloramento? É pra fora? Enfiteuta é com fita? Confitado? Cabeçote? Carrossel? Quadro 3: Texto: Linguagem Simples é sobre usar palavras que seu público entenda. Que tal dizer: Quando várias pessoas têm o direito de usar o mesmo terreno, elas devem escolher alguém para representá-las. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse https://www.auroralab.tjdft.jus.br e conheça o TJDFT+simples. Logo do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

11/4/24 - Remédio heroico

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Quadro 1: vemos um homem, de costas, assistindo uma reportagem com uma jornalista na tela de uma televisão. A repórter diz: "Ao final, o magistrado reafirmou que: ... o remédio heroico é gratuito e está disponível para todas as pessoas." Quadro 2: mostra o homem de perfil, em uma farmácia, pedindo a um farmacêutico: "Olá, eu gostaria de um remédio heroico, por favor!" Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: "Remédio heroico é o mesmo que habeas corpus. É uma ação judicial usada para proteger a liberdade de locomoção de alguém, ou seja, o seu direito de ir e vir." Que tal dizer: "O habeas corpus é uma ação judicial gratuita e está disponível a todas as pessoas." Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a página do Aurora na internet. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

14/3/24 - Data venia

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Pessoa ao telefone diz: Sim, gostei de assistir à sessão. Mas não conseguiram resolver o problema. No final, alguém disse: Data venia, não precisamos discutir sobre assuntos já resolvidos. Quadro 2: A pessoa continua a falar: Acho que vão marcar outra sessão para uma data que vem. Quadro 3: Texto: Data venia é uma expressão usada para discordar de alguém de forma respeitosa. Que tal dizer: Balão de fala: Com o devido respeito, não precisamos discutir sobre assuntos já resolvidos. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

15/2/24 - Indigitada

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Homem olhando para um computador. Na tela se lê: Ofício. Solicito que a indigitada associação seja convidada a palestrar no evento. Quadro 2: Destaque para as mãos do homem em cima do teclado do computador. Balão de fala: Indigitada? Não pode digitar? E agora? Quadro 3: Texto: Indigitada é o mesmo que apontada, indicada. Balão de fala: Cuidado! Na área jurídica, indigitado (substantivo masculino) quer dizer: indivíduo que foi responsabilizado por um crime. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

8/2/24 - Mutatis Mutandis

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um professor dá aula para seus alunos em uma sala de aula. Balão de fala: Quem sabe o que significa a expressão mutatis mutandis? Quadro 2: Um dos alunos está com a boca e olhos bem abertos. Balão de fala: Mutantes? Só conheço a banda de rock. Balão de pensamento com imagem dos cantores da banda brasileira de rock Mutantes. Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Mutatis mutandis é uma expressão em latim e quer dizer: com as devidas alterações. Balão de fala: Recomendação nº 1 para ter uma comunicação mais clara e objetiva: Evite usar termos estrangeiros. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

1/2/24 - Autos suspensos

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Quadro 1: Um homem está em um balcão de atendimento. Balão de fala: Eu vi meu processo, mas não entendi. Você pode me explicar? Quadro 2: O homem está com os olhos bem abertos. Em seu pensamento há processos judiciais flutuando presos a balões de festa. O homem pergunta: O que são autos suspensos? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Suspenso quer dizer: sem movimentação. Que tal dizer: Houve uma pausa no processo ou o andamento do processo foi interrompido. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um homem e uma mulher conversam. Balão de fala do homem: Acho que a decisão foi boa para todas as pessoas. Balão de fala da mulher: Sim, em que pese ter sido um caso complexo, a decisão deixou todas as pessoas satisfeitas. Quadro 2: O homem de boca aberta e sobrancelhas levantadas. Balão de pensamento: imagem de uma bola de peso em cima de uma balança. Na bola está escrito “decisão”. Balão de fala: Em que pese? Será que pesou para alguém? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Em que pese significa: embora, mesmo que, apesar de. Que tal dizer: Balão de fala: Apesar de ter sido um caso complexo, a decisão deixou todas as pessoas satisfeitas. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.

19/1/24 - Em que pese

Licença Creative Commons

26/1/24 - Protesto

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mão segura um documento que diz: Sem mais, aproveitamos o ensejo para renovar nossos protestos de elevada estima e consideração. Quadro 2: Pessoas com um braço levantado. Um homem segura um cartaz e outro fala em um megafone. Em cima delas há uma faixa com o texto: Protesto. Balão de fala vindo do quadro anterior diz: Protesto? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Ser breve nas comunicações também é Linguagem Simples. Que tal dizer: Atenciosamente ou Respeitosamente. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

11/1/24 - Peticionamento

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um homem está em uma videoconferência. Balões de fala: O peticionamento no PJe é obrigatório, senhor. O funcionamento é das 12h às 19h. Sim, o CNJ recomenda a utilização de linguagem simples, clara e acessível. Quadro 2: O mesmo homem está em outra videoconferência. Balões de fala: É obrigatório fazer o pedido pelo PJe, senhor. O setor funciona das 12h às 19h. Sim, o CNJ recomenda que os tribunais utilizem linguagem simples, clara e acessível. Quadro 3: Rosto piscando um olho. Balão de fala: Usa verbos ao invés de substantivos ajuda as pessoas a entenderem o que precisam fazer. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.

1/2/24 - Autos suspensos

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Quadro 1: Um homem está em um balcão de atendimento. Balão de fala: Eu vi meu processo, mas não entendi. Você pode me explicar? Quadro 2: O homem está com os olhos bem abertos. Em seu pensamento há processos judiciais flutuando presos a balões de festa. O homem pergunta: O que são autos suspensos? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Suspenso quer dizer: sem movimentação. Que tal dizer: Houve uma pausa no processo ou o andamento do processo foi interrompido. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um homem e uma mulher conversam. Balão de fala do homem: Acho que a decisão foi boa para todas as pessoas. Balão de fala da mulher: Sim, em que pese ter sido um caso complexo, a decisão deixou todas as pessoas satisfeitas. Quadro 2: O homem de boca aberta e sobrancelhas levantadas. Balão de pensamento: imagem de uma bola de peso em cima de uma balança. Na bola está escrito “decisão”. Balão de fala: Em que pese? Será que pesou para alguém? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Em que pese significa: embora, mesmo que, apesar de. Que tal dizer: Balão de fala: Apesar de ter sido um caso complexo, a decisão deixou todas as pessoas satisfeitas. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.

19/1/24 - Em que pese

Licença Creative Commons

26/1/24 - Protesto

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mão segura um documento que diz: Sem mais, aproveitamos o ensejo para renovar nossos protestos de elevada estima e consideração. Quadro 2: Pessoas com um braço levantado. Um homem segura um cartaz e outro fala em um megafone. Em cima delas há uma faixa com o texto: Protesto. Balão de fala vindo do quadro anterior diz: Protesto? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Ser breve nas comunicações também é Linguagem Simples. Que tal dizer: Atenciosamente ou Respeitosamente. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

11/1/24 - Peticionamento

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um homem está em uma videoconferência. Balões de fala: O peticionamento no PJe é obrigatório, senhor. O funcionamento é das 12h às 19h. Sim, o CNJ recomenda a utilização de linguagem simples, clara e acessível. Quadro 2: O mesmo homem está em outra videoconferência. Balões de fala: É obrigatório fazer o pedido pelo PJe, senhor. O setor funciona das 12h às 19h. Sim, o CNJ recomenda que os tribunais utilizem linguagem simples, clara e acessível. Quadro 3: Rosto piscando um olho. Balão de fala: Usa verbos ao invés de substantivos ajuda as pessoas a entenderem o que precisam fazer. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
bottom of page