top of page

Seja + simples (tirinhas)

25/01/23 - Acórdão

02/03/23 - À baila

Acórdão
À baila
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mão segura um documento com o título “Acórdão”. Quadro 2: Ilustração de duas pessoas ao telefone. Balão de diálogo 1: Sílvia, eu recebi um acórdão, mas eu não fiz nenhum acordo. Está certo isso? Balão de diálogo 2: Acórdão não é um acordo. É a decisão após o recurso. Quadro 3: Rosto de pessoa piscando um olho. Balão de diálogo: Ao usar termos jurídicos que não possuem sinônimos mais simples, certifique-se de que o usuário entendeu a expressão. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Três magistrados participam de uma audiência pública. Balão de diálogo: Aproveito a oportunidade para trazer à baila que a testemunha... Quadro 2: Pessoa com a mão no queixo. Balão de pensamento: imagem de um casal dançando valsa. Balão de diálogo: Quem baila? Alguém vai dançar? Quadro 3: Rosto de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer? Balão de diálogo: Aproveito a oportunidade para trazer um assunto para discutirmos. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a Comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

10/03/23 - Ad hoc

16/03/23 - Mister

Ad hoc
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Balão de diálogo 1: E se o advogado do réu não aparecer no Tribunal? Não vai ter audiência? Balão de diálogo 2: Tem sim! O juiz pode nomear um advogado ad hoc.  Quadro 2: Ilustração de uma pessoa com cara de espanto. No balão de pensamento, a imagem de um homem tocando guitarra. Quadro 3: Texto: Use palavras simples. Evite termos específicos da sua profissão. Rosto de pessoa piscando um olho. Balão de diálogo: O juiz pode nomear um advogado temporário, só para a audiência. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo, juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mãe segura um papel com símbolo da Justiça. Nele está escrito: Então é mister esclarecer... Uma pessoa com os braços levantados e boca aberta pensa: Anh? Quadro 2: Vários balões de fala, cada um com uma pergunta: Mister Bean? Mister M? Mister Brau? Mister Músculo? Um homem de terno, barba bem feita e faia de premiação diz: Mister Universo? Quadro 3: Texto: Use palavras simples, evite termos específicos da sua profissão. Rosto piscando e balão de fala: Que tal dizer: é importante esclarecer. É necessário esclarecer. Quadro 4: Logomarca Seja+simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet>Institucional>Comunica. Logomarca do TJDFT+simples.
Licença Creative Commons

22/03/23 - Formalidades

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo, juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma pessoa espirra num lenço de papel. Quadro 2: Celular ligado no aplicativo de mensagens. Nele, duas mãos digitam a seguinte mensagem: Bom dia. Para conhecimento da equipe, informo que estou acometido por moléstia grave e infecciosa. Destarte, estou de atestado médico para fins de convalescença e regressarei às atividades na semana subsequente. Quadro 3: Rosto piscando e balão de fala: Excesso de formalidade não combina com uma comunicação simples, clara e objetiva. Que tal dizer: Bom dia, equipe. Fiquei doente e estou de licença médica para me recuperar. Voltarei ao trabalho na próxima semana. Quadro 4: Logomarca Seja+simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet>Institucional>Comunica. Logomarca do TJDFT+simples.
Licença Creative Commons

13/04/23 - Dobro do mínimo

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um homem varre o chão enquanto escuta o rádio. Anúncio do rádio: O tribunal manteve a sentença que condenou o réu à pena de 2 meses e 10 dias de detenção sendo o dobro do mínimo legal. Quadro 2: Detalhe do rosto do homem. Ele parece confuso. Há vários símbolos matemáticos em volta dele. Quadro 3: Rosto de uma pessoa piscando um olho. Texto: Escreva frases curtas e diretas, com cerca de 20 ou 25 palavras. Balão de diálogo: Que tal dizer? O tribunal decidiu manter a pena em 2 meses e 10 dias de detenção. Essa condenação é duas vezes o tempo mínimo estabelecido por lei. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

26/04/23 - Excelso Pretório

Audiodescrição: Quatro quadros amarelos formando uma história em quadrinhos. Quadro 1. Texto: Enquanto isso em um cartório de registro civil… Balão de fala do servidor do cartório: Parabéns pelo nascimento do seu primeiro filho! Qual é o nome do bebê? Quadro 2: O pai entrega um papel para um servidor. Há um balcão de atendimento e um computador entre eles. Balão de fala do pai: É Celso Pretório! Escutei esse nome um dia desses na televisão. Achei bonito! Quadro 3. Texto: 1 - use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros. Que tal dizer: Supremo Tribunal Federal ou Suprema Corte. Quadro 4. Texto: Seja mais simples. Para Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Yammer. Logomarca do TJDFT+simples. Falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

08/05/23 - Operador do Direito

descrição:4 quadros de fundo amarelo formam uma história em quadrinhos.Quadro1:homem assiste televisão em frente a uma mesa com 1prato de comida. Na tv,uma mulher diz:Operadores do Direito discutem mudanças nas regras pra concursos públicos.Quadro2:O homem está com o garfo de comida parado à sua frente.Uma de suas sobrancelhas está arqueada para cima e a outra para baixo.2balões de pensamento.No balão1,homem usando capacete de proteção,colete e protetores auriculares.Abaixo o texto:operador de máquina.Nobalão2,homem de terno escrevendo em um papel também com capacete de proteção.Abaixo o texto:operador do Direito.Quadro 3:Texto:Que tal dizer:Profissionais da área jurídica discutem mudanças nas regras dos concursos públicos.Ou Profissionais que atuam nas diversas áreas do Direito ou Representantes da Magistratura,da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados.Ao final do quadro, 1rosto piscando 1olho.Quadro4:Texto:Seja mais simples.marca do TJDFT + simples e slogan:falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

12/05/23 - A reboque

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mulher discursa em um púlpito. Atrás dela, há um grupo de mulheres e uma faixa com a frase: Feliz Dias das Mães. Balão de fala: A reboque das discussões sobre a igualdade de gênero, surgem debates sobre a presença feminina em cargos de liderança. Quadro 2: Uma mulher com a mão no queixo. Balão de pensamento: Um caminhão escrito reboque puxa um contêiner cheio de pontos de interrogação. No contêiner está escrito “Discussões”. Quadro 3: Texto: Que tal dizer: Em decorrência... ou Junto com as discussões sobre a igualdade de gênero, surgem debates sobre a presença feminina em cargos de liderança. Ao final do quadro, há um rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

25/05/23 - Extinção de processos

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um meteoro de fogo caindo. Texto: Poderia ser um novo filme de aventura, mas é só... Quadro 2: Meteoro quase caindo na superfície da terra. No chão, há vários ícones simbolizando processos judiciais e arquivos digitais. Eles possuem rostos, pernas e braços. Estão com os olhos arregalados. Texto: ... a extinção dos processos. Quadro 3: 1 – use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: Balão de fala: Fim do processo. Conclusão do processo. O processo foi finalizado. Ao final do quadro, há um rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

15/06/23 - Ratificar

06/07/23 - Baliza

Baliza
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Dois computadores separados por uma linha simulando ambientes diferentes. Na tela do computador 1 tem a logomarca do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o texto: A testemunha será ouvida para ratificar sua declaração. Na tela do computador 2 tem a logomarca do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o texto: O gestor ratificou os termos do relatório. Quadro 2: Um rato olhando para a pessoa leitora segura duas bolsas. Nelas estão escritos os mesmos textos dos computadores. Balão de conversa: Ratificou? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Que tal dizer? Balão de conversa: A testemunha será ouvida para confirmar sua declaração. O gestor aprovou os termos do relatório. Quadro 4: Logomarca Seja mais simples. Texto: Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Homem falando para uma plateia. Balão de fala: Então esses são os princípios éticos que balizam a atuação da magistratura. Quadro 2: Homem da plateia pensando em um carro de autoescola estacionado entre cones de sinalização. Balão de fala: Baliza? Quadro 3: Texto: Balizar também quer dizer: orientar, guiar, direcionar, estabelecer limites. Que tal dizer? Então esses são os princípios éticos que orientam a atuação da magistratura. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Yammer. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

06/07/23 - Demanda

24/07/23 - Saneamento

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Tela de um totem de retirada de senha. Texto: Retire sua senha aqui. Opções: Iniciar demanda; Consultar demanda; Concluir demanda; Outras demandas. Quadro 2: Uma fila de pessoas em frente ao totem. Balões de fala: Demanda? Comanda? Quem manda? Essa fila não anda. Quadro 3: Balão de fala com o texto: Demanda pode ser usada em várias situações. Use um termo mais específico e evite confusões. Que tal dizer: Iniciar processo; Consultar pedido; Outros serviços. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mulher e um homem de terno, separados por uma linha, falam ao telefone. Balão de fala 1: E aí, doutor. Como está o meu processo? Balão de fala 2: Acabei de ver. Está na fase de saneamento. Logo tem decisão da juíza. Quadro 2: Vários canos de sistema de água ao fundo e um vazamento. A mulher tem os braços flexionados e as palmas das mãos viradas para cima. Balão de fala: Saneamento? Será que vou entrar pelo cano? Quadro 3: Texto: Saneamento é uma fase em que o juiz ou a juíza conferem e organizam o processo. Essa etapa acontece antes do julgamento. Que tal dizer: Balão de fala: A juíza está analisando e conferindo os documentos do processo. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Yammer. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

27/07/23 - Exequibilidade

03/08/23 - Causídico

Causídico
Audiodescrição: 4 quadros de fundo amarelo formam uma história em quadrinhos.Quadro1: Balão de sonho. Um homem em cima de uma pedra com um violão nas mãos e notas musicais em volta dele.Uma plateia assiste.Texto: Sou a resposta para a indagação, se algo pode vir à execução.Trago possibilidade e intensidade.Sou com orgulho a exequibilidade.Quadro2: 2 homens falam ao telefone.Balão de fala1: Doutor, sonhei com aquela palavra outra vez. Pode me explicar de novo o que significa? Balão de fala2:Que palavra? Exequibilidade?Quadro3: Exequibilidade é um termo usado para dizer se os termos de uma decisão podem ser cumpridos ou não, se podem ser colocados em prática.Ao invés de dizer: a decisão é exequível ou tem exequibilidade, que tal dizer: a decisão pode ser cumprida ou é possível cumprir os termos da decisão.Quadro4: Texto: Seja mais simples.Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Marca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

14/08/23 - Ab-rogar

Licença Creative Commons

16/08/23 - Destarte

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Texto: Quando me lembro do prazo que o advogado me deu para entregar os documentos e escuto o termo ab-rogar no noticiário público. Quadro 2: Um homem de olhos bem abertos em pé e de toga olha para um cidadão de joelhos com braços levantados e dedos cruzados. Balão de fala: Por favor, rogo que o senhor nos dê mais tempo. Quadro 3: Texto: Ab-rogar não é pedir. É tornar uma lei, regra, decreto ou regulamento nulo ou sem efeito. Que tal dizer: Uma regra nova pode anular uma regra antiga. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.  
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mão segura um calendário. Relógio de parede ao fundo marcando 17 horas e 55 minutos. Balão de fala 1: Tem alguma novidade sobre o seu processo? Balão de fala 2: Não. O réu ainda tem prazo para se manifestar; destarte, nenhuma decisão deve sair hoje. Quadro 2: Marque a opção correta: a - O réu se manifestou nesta tarde; b - A decisão deve sair à tarde; c - A decisão não vai sair à tarde; d - Não sei. Que tal me perguntar. Quadro 3: Texto: Destarte é o mesmo que: assim, deste modo, desta forma, sendo assim. Que tal dizer O réu ainda tem prazo para se manifestar; assim, nenhuma decisão deve sair hoje. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Yammer. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.   
Licença Creative Commons
Ab-rogar

25/08/23 - Ventilar

08/09/23 - Suplantar

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Dois balões de fala. Balão 1: E essa audiência que não acaba? Será que estão com algum problema? Balão 2: Não. Está tudo bem. Só estão conversando sobre propostas de acordo que foram ventiladas. Quadro 2: Uma mulher com cabelo esvoaçante está na frente de um ventilador ligado. Várias palavras “proposta” voam pelo ar. Balão de fala: Ventiladas? Quadro 3: Texto: Propostas ventiladas quer dizer: propostas apresentadas. Balão de fala: Evite usar palavras incomuns e que tenham mais de um significado. Elas podem causar confusões e prejudicar sua comunicação. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

22/09/23 - Cum grano salis

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um repórter na rampa do Congresso. Ele entrevista um cidadão vestido de verde com uma bandeirinha do Brasil na mão. Ao fundo, há bandeiras comemorativas ao dia 7 de setembro. Balão de fala: O Brasil suplantou sua condição de colônia e se tornou uma nação independente. O senhor sempre participa da comemoração? Quadro 2: Destaque para o rosto do cidadão. Ele tem os olhos bem abertos. Balão de pensamento: imagem de mãos plantando uma muda na terra. Balão de fala: Planto não. Só comemoro. Quadro 3: Texto: Suplantar nessa frase quer dizer superar. Balão de fala: Comemore a independência do Brasil com palavras que superam as barreiras da fala e da escrita. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Logomarca: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simplesno Yammer. Logomarca do TJDFT mais simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

09/10/23 - Arbitragem

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um homem prepara uma salada e assiste o noticiário na TV. Fala do repórter: O juiz disse que a situação deve ser interpretada cum grano salis. Quadro 2: Destaque para o homem. Ele tempera a salada com sal e faz o gesto do meme “Salt Bae”. Balão de fala: Com sal? Quadro 3: Texto: Cum grano salis é uma expressão em latim usada para indicar que algo deve ser interpretado com cautela, com cuidado. Que tal dizer: Balão de fala: O juiz disse que a situação deve ser interpretada com cautela. Rosto piscando um olho. Quadro 4: Logomarca: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT mais simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma mão segura um lápis em cima de um papel. Texto: As questões relacionadas à validade da cláusula de arbitragem devem ser resolvidas pelo próprio árbitro. ( ) certo; ( ) errado. Quadro 2: Homem com camiseta da seleção brasileira de futebol masculino. Livros ao fundo. Balão de fala: Arbitragem? Isso é Direito ou futebol? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Balão de fala: Nem sempre é possível substituir termos técnicos por palavras mais simples. Nesses casos, vale incluir uma explicação. Texto: Arbitragem é uma alternativa mais simples de resolver conflitos do que um processo judicial. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

30/10/23 - Âmbito

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Página de jornal. Texto: Resolução que dispõe sobre acolhimento familiar no âmbito do programa de proteção a crianças. Polícia prende autor por crimes no âmbito da Lei Maria da Penha. Nota de Solidariedade e suspensão dos prazos no âmbito do Ministério. Quadro 2: Um homem com a mão na cabeça. Balão de fala: Âmbito deve ser uma palavra muito importante. Ela está em todo lugar! Quadro 3: Rosto com um olho piscando. Texto: Cada palavra importa! Que tal dizer: Resolução que dispõe sobre acolhimento familiar no programa de proteção a crianças; Polícia prende autor por crimes da Lei Maria da Penha; Nota de Solidariedade e suspensão dos prazos no Ministério. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

22/11/23 - Acuso o recebimento

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Homem sentado em frente a um computador. Na tela há o texto: Caixa postal, e-mail: Acuso o recebimento. Quadro 2: Close no rosto do homem. Ele está boquiaberto e tem uma mão na cabeça. Balão de diálogo: Estou sendo acusado de quê? Foi só um e-mail... Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Que tal dizer: "Confirmo o recebimento da mensagem" ou "E-mail recebido". Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

1º/12/23 - Baluarte

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Homem segurando um microfone, em pé, de frente a uma plateia. Balão de fala: O princípio da dignidade da pessoa humana é um baluarte do Estado Democrático de Direito. Quadro 2: Balão de pensamento: Imagens de balões coloridos e uma escultura de balão no formato de um cachorro, com o dizer Balão Arte. Quadro 3: Texto: O sucesso da nossa comunicação está em escolher as palavras de acordo com o nosso público. Rosto piscando um olho. Balão de fala: Que tal dizer: A dignidade da pessoa humana é uma regra fundamental do Estado Democrático de Direito. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT+simples no Viva Engage. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
bottom of page